Quem Somos

A AMT- Associação Metropolitana dos Taxistas, nasceu em Fevereiro de 2003 e ao longo do tempo se consagrou como uma entidade representativa e reconhecida no meio sindical e político.

UMA CATEGORIA ÓRFÃ

Como o Sindicato dos Taxistas não vinha fazendo seu papel de representação da classe, a Associação nasceu para ser diferente, buscando alternativas e benefícios para a categoria. E assim fomos ocupando o espaço deixado pelo sindicato e hoje, somos a maior associação de taxistas de Salvador e Região Metropolitana.

Já em 2003 foi criado "O Ponto", um jornal que circulou durante dez anos com notícias, informações e orientações para a categoria, um meio de comunicação onde todo mês era distribuído nas filas, com ajuda dos próprios taxistas que auxiliavam na entrega.

Ao longo do tempo a entidade buscou e trabalhou para que o segmento taxista tivesse uma melhor condição de trabalho e valorização profissional, buscando assim os seus direitos.

BANDEIRA 2

Varias manifestações e carreatas aconteceram, sacudimos a categoria e conquistamos o uso da bandeira 2, em dezembro,  instituída na gestão do então prefeito Mario Kerterz. Anos depois foi revogada e os taxistas ficaram sem esta conquista.

Em 2006, depois de várias carreatas e mobilizações, o Prefeito João Henrique
assinou o decreto do uso da bandeira 2 em dezembro, aumentando a renda de todos os taxistas. 

IMPOSTO SINDICAL

Enfrentamos o Sindicato dos Taxistas em várias oportunidades, sendo a principal em relação à prestação de contas do Imposto Sindical, arrecadado anualmente pela entidade. Na ocasião fomos para as ruas, em carreatas e com grandes manifestações pela cidade, contra a cobrança do imposto sindical, onde ficamos vários anos sem pagar.

DIÁRIAS ABUSIVAS

As diárias cobradas pelas empresas e permissionários em Salvador ultrapassam os R$ 500 reais, semanal, assim a associação buscou varias reuniões, entre os auxiliares e a associação das empresas, denunciamos este abuso na DRT – Delegacia Regional do Trabalho, e os empresários foram convocados para explicar o porquê da exploração.

Não só de trabalho vive o taxista. A AMT promove integração social, lazer e esportividade. Entrega do troféu para o campeão de 2013, referente ao Campeonato de Futebol dos Taxistas. Veja as fotos dos eventos

A AMT cresceu e as oportunidades também. Buscamos parcerias com as empresas privadas, que investiram e acreditaram na entidade. Varios taxistas conquistaram sua casa própria através da AMT, foram realizados vários feirões de casa própria. Uma conquista importante para a categoria.

Com o SEST SENAT foram realizadas várias ações em prol da saúde dos taxistas, nas áreas médica, odontológica, fisioterapia, tanto na sede como nos pontos. Ações que foram levadas a categoria para o bem estar da classe.

Um dos eventos idealizados pela AMT, o 1º Encontro dos Taxistas Rumo à Copa 2014, realizado no Centro de Convenções da Bahia, em 15/10/2011.

DESENBAHIA

Parceria com o Desenbahia, onde todos os anos são entregues centenas de documentos para a instituição financiar o carro do priofissional. Hoje a associação é a entidade que mais entrega documento à instituição. Somos parceiro do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, onde são financiados veículos pelo FAT, um programa do governo Federal, com juros bem abaixo do mercado.

CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS

As concessionárias são parceiras antigas, a exemplo de Cresauto, Americar, Revisa, Indiana, Grande Bahia, além da Frutusdias, uma parceira importante para os taxistas.

Com o apoio dos parceiros foram realizados vários encontros e seminários importantes, com a presença dos taxistas. O Encontro dos Taxistas do Norte e Nordeste, realizado no auditório do sindicato dos Bancários, teve a presença de taxistas de várias capitais, além de profissionais de Salvador e Região metropolitana.

O segundo encontro aconteceu com a presença de mais de quatrocentos taxistas, no Centro de Convenções da Bahia, como pauta foi discutido os problemas da categoria na cidade e a Copa do Mundo que se aproximava. Neste encontro contou com a participação do presidente da SECOPA, Ney Campelo, além representante da Prefeitura e do Estado da Bahia, mostrando a importância da categoria, e a boa iniciativa da AMT.

EXEMPLOS DE ALGUNS PARCEIROS

A luta permanece ativa e cada vez mais forte. Novos benefícios, novos parceiros e novos associados. Veja a lista completa

RECONHECIMENTO

A AMT aos poucos foi sendo reconhecida pela categoria e pelos poderes públicos e assim participou de várias audiências publicas representando a categoria na Câmara de Vereadores e na Assembleia Legislativa da Bahia discutindo os vários problemas da categoria.

CAMPEONATO DE FUTEBOL

Pelo nono ano consecutivo acontece um dos maiores Campeonatos de futebol da categoria, com a participação de atletas de rádios, pontos, auxiliares e permissionários que aproveitam o final de semana para estarem no SEST SENAT, torcendo e se divertindo com seus colegas amigos e familiares.

Ao longo destes nove anos, ainda no começo da competição tivemos o apoio das concessionárias, FRUTOSDIAS, RETIRAUTO, CRESAUTO, CODSMAN, REVISA, INDIANA, entre outros parceiros que ajudaram a ser concretizado, uma realização em prol da saúde dos profissionais.

Sabendo da importância da categoria e a responsabilidade da AMT que idealizou e organiza a competição, tivemos parceiros importantes, como as montadoras GM, FORD e a VW do Brasil, que pelo segundo ano consecutivo patrocina a competição. A DESENBAHIA, e a BAHIAGAS, a mais de cinco anos vem ajudando a categoria a fazer a sua diversão, junto com a RODEGAS e BIRA TAXIMETROS. São parceiros que acreditam na associação e na categoria que necessita deste apoio.

São premiações em dinheiro, troféus e na final acontece a grande festa com um grande show, com banda, e uma grande participação da categoria que aproveita para festejar e confraternizar com amigos e colegas.